Invisibilidade Social


          No início do mês de agosto, os alunos e as alunas da segunda série do ensino médio realizaram uma aula de campo no centro da cidade de São Paulo e se depararam com o intrincado problema da invisibilidade social, isto é, a existência de seres humanos que vivem pelas ruas do centro e se incorporam à “paisagem social” sem que sejam olhados e percebidos em sua singularidade e situação social. Como conduzir os alunos à compreensão das causas, manifestações e consequências da invisibilidade? Ao invés de recorrer a palestras de especialistas ou a documentários sobre o assunto, a segunda série foi levada a refletir e construir um projeto de pesquisa e intervenção artística e a experimentar, por meio de uma performance, a experiência de vivenciar o lado oculto da invisibilidade social. A performance costuma ser definida como um gênero dramático em que o artista atua com total liberdade e por conta própria, interpretando papéis e criações de sua autoria própria. 
          Coordenada e impulsionada pelas áreas de Sociologia, Filosofia, Artes e Ensino Religioso, a atividade exigiu de cada estudante a escolha de um personagem do centro da cidade para incorporar e fazer interagir com as demais pessoas presentes no colégio. No intervalo do dia 29 de setembro, quinta-feira, conforme programado, o colégio foi surpreendido pela presença de indivíduos e de situações típicas do centro da cidade com seus vendedores ambulantes, pastores-pregadores, policiais, pichadores, moradores de rua etc. A atividade visava expor o problema da invisibilidade e das formas de viver do centro da cidade. Esse processo guiou os estudantes da escola a uma experiência a ser refletida pelos conhecimentos sociológicos, artísticos, filosóficos e religiosos.





Aula de campo no centro da cidade
























    

      



 

     












            
























     



                     






















Performance






























Vídeos


2ªA









2ªB











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